quarta-feira, maio 22, 2024

5 cenários tecnológicos possíveis para 2024, segundo relatório publicado por startup durante o WEF

Compartilhar

O avanço da Inteligência Artificial (IA) está redefinindo o mercado de TI, com previsões da International Data Corporation (IDC) apontando para um crescimento de 5% em 2024, liderado por um impressionante aumento de 38% nas plataformas de IA. Este cenário foi um dos focos no World Economic Forum em Davos, Suíça, onde líderes globais se reuniram sob o tema “Reconstruindo a confiança”, debatendo o papel vital da IA na economia e na sociedade.

A DIO, startup de educação em tecnologia, lançou a 4ª edição de seu relatório anual em Davos, Suiça, o ESG Impact Report 2023, durante o World Economic Forum, destacando as tendências futuras e o impacto social no último ano. A pesquisa, realizada com 50 líderes empresariais em 2023, visa oferecer insights valiosos para líderes, recrutadores e profissionais de tecnologia. “O propósito deste relatório é oferecer inspiração a líderes, recrutadores e profissionais de tecnologia. O objetivo é estimular a expansão do impacto positivo na sociedade” diz Iglá Generoso, CEO da DIO, “Durante cinco anos, buscamos conectar a DIO com os líderes de diversos setores da economia, e aprendemos diariamente com os projetos realizados com os principais executivos do Brasil e do mundo” completa Pablo Zaniolo, sócio-fundador da DIO.

Essa iniciativa da DIO reafirma sua missão de conectar líderes e fomentar inovações significativas no campo da tecnologia, posicionando a empresa e o Brasil como referências internacionais.

Confira os 5 cenários tecnológicos projetados para 2024, segundo o relatório inédito da DIO:

Cenário 01: Não basta ser eficiente, precisa ser sustentável

Uma tendência nesse contexto é a prática de “green coding”, uma abordagem na qual os desenvolvedores se envolvem com práticas mais sustentáveis ao desenvolver software. Esse raciocínio, se traduz em códigos otimizados, redução do consumo de recursos computacionais e escolhas conscientes de infraestrutura, alinhando a tecnologia com os princípios do desenvolvimento sustentável.

Cenário 02: Cloud como pré-requisito, não como tendência de inovação

A computação em nuvem, não é mais somente uma tendência, e sim uma necessidade atual das empresas que pretendem ter inovação na tecnologia. Essencial para inovação, a computação em nuvem se torna um pré-requisito no mercado.

Cenário 03: Existe ética para inteligência artificial?

Para este cenário, os dilemas éticos não são considerados apenas para situações vitais mas para até onde as empresas podem inovar. Questões éticas ganham importância na implementação e desenvolvimento da IA.

Cenário 04: IA tornando todas as carreiras mais produtivas

A Inteligência Artificial é uma ferramenta de fácil utilização e pode ser aplicada para ajudar em diversas ações, que foi se propagando em diversos setores. A IA está garantindo cada vez mais que os profissionais possam produzir mais, podendo ter um futuro que seja agilizado com a colaboração das habilidades humanas e a da tecnologia.

Cenário 05: Retomada de projetos e foco em diversidade

Com a volta de novas oportunidades no setor, é importante lembrar a necessidade de recrutamento com foco em diversidade, para que os times possam construir soluções criativas e impulsionar o crescimento da organização. Com o mercado em ascensão, a diversidade torna-se central para a inovação e crescimento.

Leia Mais

Outras Notícias