sexta-feira, maio 17, 2024

O sonho de criança que virou realidade: da L’Oreal à criação da marca própria de cosméticos naturais originalmente carioca

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Sempre amei estar em contato com as pessoas, trabalhar no desenvolvimento e impulsionamento, e transformar não apenas aparências, mas vidas e sentimentos. Já tive muitos relatos de que, mesmo sem eu me dar conta, acabei inspirando pessoas a voar mais alto do que imaginavam, a se desafiarem a ir mais longe independente do cenário ou situação. Isso é alimento para minha alma.

Aprendi isso com os meus pais, que sempre deram o seu melhor impulsionando a mim e minhas duas irmãs a conquistarem o mundo! Hoje, graças a eles e a minha dedicação, eu tenho uma carreira sólida, sou casada há 26 anos e tenho três filhos. Vivo o mito da dualidade entre trabalho e vida pessoal com leveza e harmonia.

E foi justamente esse desejo de equilibrar trabalho e vida pessoal que despertou o meu lado empreendedor. Com a chegada da maternidade, eu abri mão de uma carreira sólida numa gigante da beleza mundial, pois havia dentro de mim uma vontade ardente de me dedicar mais a minha família. Foram 12 anos dedicados a L´Oreal e embora esse trabalho parecesse ser o ápice da minha carreira, outra inquietação começou a bater à porta: o empreendedorismo.

Como diz o ditado, “juntei a fome com a vontade de comer” e foi aí que eu me tornei sócia do meu marido em uma empresa de aviação e abri um salão de beleza em Ipanema. Mas embora eu já tivesse experiência na área de beleza e indústria dos cosméticos, esta foi uma transição intensa, cheia de medos e questionamentos sobre o desconhecido. Os primeiros passos como empresária foram incertos, mas cada desafio trazia um aprendizado valioso. A dualidade entre cuidar dos negócios e da família era um equilíbrio delicado, mas a paixão pela beleza continuava a pulsar em mim.   

Me tornei Diretora Geral da rede Walter’s Coiffeur e lá comecei a escrever um novo capítulo da minha jornada profissional. E foi nesse período, em um processo que levou uma década, que eu comecei a gerar e a desenvolver a minha marca, a Águas de Ipanema. O nome da marca surgiu em um sonho, uma fusão do meu amor pelo mar e pela paixão carioca. Cada segundo investido foi vital para a criação de algo focado nos detalhes e performance.

O desafio de registrar o nome foi apenas o primeiro acorde de uma sinfonia em construção. As parcerias estratégicas com laboratórios renomados, como o alemão BASF e a Casa de fragrâncias Firmenich, deram vida a produtos naturais e sustentáveis. O lançamento em julho de 2023 foi um marco. O e-commerce ganhou vida em tempo recorde, pontos físicos se multiplicaram nos shoppings do Rio de Janeiro em parceria com a rede Walter’s Coiffeur, e os primeiros prêmios de beleza confirmaram que eu estava no caminho certo.

São 18 produtos entre fragrâncias, skincare e bodycare, que inclui colônias naturais, esfoliante facial, espuma facial, sérum, máscara detox facial, tônico facial, balm multifuncional (olhos e boca), água termal, esfoliante para o corpo, hidratante para o corpo, sabonete líquido para corpo, óleo dia (energizante) e óleo noite (calmante). Todos foram desenvolvidos com o menor impacto possível ao meio-ambiente, com ingredientes brasileiros extraídos de fontes renováveis, como murumuru, óleo de mulateiro da Amazônia, extratos de guaraná, coco, açaí e outros – média de 98,7% de concentração de ingredientes naturais nas formulações, veganos, sem testes em animais, livres de corantes, conservantes, microplásticos, petrolato e dermatologicamente testados. O Selo Oficial do Cristo Redentor é mais do que um símbolo; é o orgulho da carioquice que quero espalhar pelo mundo.

Hoje, vivo o presente vibrante da Águas de Ipanema. A beleza consciente, a identidade carioca e o bem-estar são os pilares que guiam a minha jornada. Cada desafio que vivi me fortaleceu e deu vida a Águas de Ipanema. Meus sonhos agora se renovam a cada conquista da minha marca e eu creio que em um futuro de crescimento e inovação.

Eu quero poder mostrar para outras mulheres que sim, é difícil, mas é possível conciliar e ser bem-sucedida em todas as áreas da sua vida, cuidando primeiramente de você, pois temos que nos cuidar para cuidar. Afinal, eu posso ser o que quiser ser. E o lançamento da marca Águas de Ipanema foi mais um sonho realizado em minha vida que me mostrou mais uma vez que sonhos se realizam sim, independente do tempo e das muitas dificuldades, contanto que você não desista e guerreie pelo seu sonho todos os dias!

Abrace suas paixões, enfrente os desafios com coragem e, acima de tudo, acredite que sonhos se transformam em realidade.

Kátia Silva, apaixonada por beleza desde a juventude, trilhou uma carreira sólida na L’Oreal por mais de uma década. Embarcando em uma ousada transição, fundou Águas de Ipanema, uma marca de cosméticos naturalmente carioca, unindo sua expertise e paixão pela beleza consciente.

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