sábado, maio 25, 2024

Projeto Legado abre edital para selecionar iniciativas de impacto socioambiental no Paraná

Compartilhar

O Projeto Legado, programa de aceleração gratuito para iniciativas socioambientais, promovido pelo Instituto Legado de Empreendedorismo Social, abriu um novo edital para a edição 2024. Até o dia 07 de abril, às 23h59, negócios, projetos e organizações com foco em impacto social e/ou ambiental positivo vão poder se inscrever no programa de aceleração, que irá selecionar 20 iniciativas para participar da 12ª edição do Projeto. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do processo indicado no edital, disponível aqui.

O resultado será divulgado até dia 02 de maio e as iniciativas selecionadas terão acesso a uma maratona de capacitações e mentorias em áreas como modelagem de negócios sociais, aspectos jurídicos, gestão e planejamento, sustentabilidade financeira, comunicação e marketing, elaboração de pitch, inteligência emocional, entre outros. As capacitações acontecem no formato presencial, entre maio e novembro, na sede do Instituto Legado, em Curitiba (PR), e é necessário que as iniciativas selecionadas, que não sejam da capital e Região Metropolitana, se desloquem até o local para as capacitações.

Ao final do programa, os projetos participantes concorrerão ao prêmio de R$ 10 mil para investir em expansão de impacto, anunciado no Prêmio Legado de Empreendedorismo Social, que acontece em uma cerimônia de comemoração após uma série de bancas de avaliação, no final do processo do Projeto Legado.

“Nós queremos ajudar os empreendedores sociais a fazer melhor aquilo que melhor fazem: impactar positivamente a sociedade. Há 12 anos vemos que apoio e colaboração podem realmente gerar mudanças significativas nas iniciativas de impacto. Elas não precisam fazer tudo sozinhas”, afirma Glaucia Marins, vice-presidente do Instituto Legado.

Nesta edição, para melhorar ainda mais as capacitações e a qualidade do Projeto Legado, um time de especialistas apoiadores está ajudando a construir novos conteúdos e dinâmicas. O movimento colaborativo que criou o Impacta CWB, também está à disposição do Projeto Legado, reunindo pessoas e empresas realmente comprometidas com impacto social na construção das experiências desta edição.

Mais de 280 organizações já foram capacitadas

O Projeto Legado está na 12ª edição e mais de 289 iniciativas do Brasil já passaram pelas capacitações e mentorias. Em 2023, 18 líderes e seus negócios sociais ou organizações tiveram a oportunidade de serem acelerados. Dentre as causas de atuação, estiveram organizações que atuam no fortalecimento e engajamento do Terceiro Setor por meio de comunicação; negócio de alimentos orgânicos; negócio de educação menstrual, instituto de políticas públicas migratórias, projeto de educação científica para jovens da Amazônia, entre outros.

Já passaram pelo Projeto Legado organizações e negócios sociais como ASID Brasil, Instituto Unidos pela Vida, Elo Apoio Social e Ambiental, Olha o Peixe, Vida Priori, APAE Curitiba, Barco Sorriso, Badu Design, LINEAP, TETO Brasil, Instituto Nacional Leva Ciência (vencedora da edição 2023) e muitos outros.

Como se inscrever?

Para se inscrever é preciso que os interessados estejam atuantes em suas comunidades há pelo menos um ano, mas não há exigência de formalização jurídica dos projetos. O pré-requisito mais importante do edital é o propósito de geração de impacto social ou ambiental positivo. Serão vetadas inscrições vinculadas ao poder público ou partidos políticos.

As inscrições serão feitas pela plataforma Panic Lobster e o formulário pode ser preenchido até às 23h59, do dia 7 de abril de 2024. No site, é possível baixar o edital completo e acessar os critérios de seleção. O resultado será divulgado no início do mês de maio.

Leia Mais

Outras Notícias