Por mais que haja avanços, as mulheres ainda enfrentam grandes desafios no mercado de trabalho. Pesquisa conduzida pela TIM por meio da sua plataforma de pesquisas mostrou que 82% das pessoas entrevistadas perderam (26%) ou conhecem alguém – familiar (30%) ou amigas (26%) – que perdeu uma oportunidade de emprego por ser mãe. O levantamento alcançou 43 mil clientes de planos pré-pagos, que responderam voluntariamente as questões.
Somente o fato de ser uma mulher também já afasta empregadores: 78% relatam não ter conseguido um trabalho por isso (27%) ou conhecem mulheres que passaram pela situação (51%). Nesse contexto, projetos como o Mulheres Positivas são essenciais para ampliar a empregabilidade das brasileiras.
A TIM lidera, desde 2021, o ecossistema em torno do app de mesmo nome – criado pela empresária Fabi Saad – que já conta com mais 200 empresas parceiras oferecendo cursos gratuitos de capacitação e oportunidades de trabalho para mulheres. O aplicativo é gratuito e sem consumo do pacote de dados para clientes da operadora.
O levantamento mostra ainda que 66% das pessoas respondentes admitiram ter experimentado ou testemunhado casos de machismo. Entretanto, evidenciando uma mudança de percepção social, 47% acreditam que o respeito às mulheres está crescendo, 32% afirmam que permanece inalterado e 11% observam uma diminuição.
A pesquisa foi aplicada no mês de janeiro pelo TIM Ads, que concede bônus para navegação na internet em troca de respostas. Os dados dos usuários são mantidos em sigilo e apenas o resultado final é publicado. Leonardo Siqueira, diretor de data monetization da operadora, enfatiza a importância da plataforma para auxiliar a empresa em iniciativas: “criamos esse tipo de pesquisa com nossa base de clientes porque queremos estar alinhados com as mudanças sociais que precisam acontecer no país. A plataforma TIM Ads consegue se comunicar com os consumidores e, consequentemente, fornecer dados precisos e importantes sobre questões relevantes para a sociedade”, reforça.