quarta-feira, maio 22, 2024

Como a IA está promovendo a diversidade e a inclusão nos processos seletivos?

Compartilhar

Nos últimos anos, a conexão entre tecnologia e gestão de pessoas tem gerado avanços significativos, especialmente no que diz respeito à diversidade e à inclusão.

“A IA tem o potencial de eliminar o viés humano inerente que pode ocorrer durante o processo de seleção. Ao utilizar algoritmos, ela analisa uma infinidade de dados e identifica os candidatos mais qualificados, independentemente de sua cor, gênero, idade ou origem”, explica Bianca Machado, diretora de RPO & Pontoon Solutions da Adecco, uma das verticais do Grupo Adecco.

A tecnologia tem, desta forma, ajudado recrutadores a fazer um filtro posterior mais assertivo, com perfis já bem específicos para a vaga, o que ajuda a encontrar o “match” perfeito. “As empresas que utilizam ferramentas de IA na sua seleção possibilitam que todos os candidatos sejam avaliados de maneira justa e objetiva, uma vez que a IA pode ajudar a identificar e corrigir quaisquer tendências discriminatórias que possam existir em uma organização”, diz Bianca.

A diretora de RPO & Pontoon Solutions da Adecco ainda destaca que a diversidade e a inclusão não são apenas boas para os negócios, mas também são essenciais para a criação de uma sociedade mais justa e igualitária. “A DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) não é apenas uma tendência, é uma necessidade, um compromisso com a sociedade. No caso de RPO & Poonton, estamos sempre pensando em maneiras de utilizar a inteligência artificial para melhorar nossos processos de recrutamento e seleção para nossos clientes e assim ajudarmos a tornar o mercado de trabalho cada vez mais inclusivo”, finaliza.

Leia Mais

Outras Notícias