sábado, maio 25, 2024

Com 50% de mulheres ocupando cargos de liderança, Intelligenza IT aposta na promoção da inclusão e diversidade no ambiente corporativo

Compartilhar

A Intelligenza IT tem se destacado no cenário empresarial por sua firme atuação na promoção da inclusão e diversidade em seu ambiente institucional. Com um foco dedicado à igualdade e pluralidade, a companhia tem alcançado resultados significativos, evidenciados em sua equipe diversificada e nas iniciativas em prol da diversidade.

Atualmente, a empresa conta com uma representação feminina significativa em seu quadro de colaboradores, totalizando 45% do total de profissionais, o que equivale a 106 mulheres em seu corpo funcional. Além disso, 18 dessas colaboradoras ocupam cargos de liderança, incluindo três Owners responsáveis por importantes áreas dentro da empresa – em comparação a 19 homens em cargos similares. Em 2023, das 51 contratações realizadas, cerca de 47% foram compostas por mulheres, demonstrando um compromisso contínuo com a ampliação da representatividade do gênero no setor de tecnologia.

Essa tendência de crescimento da presença feminina na indústria da tecnologia está alinhada com um movimento mais amplo que o mercado tem vivenciado nos últimos anos. Segundo uma pesquisa conduzida pela Catho em 2022, houve um aumento de 2,1 pontos percentuais na presença de mulheres em cargos de tecnologia em comparação ao ano anterior, indicando uma evolução na representatividade feminina em um setor historicamente dominado pelo gênero masculino.

Isabel Garcia, Diretora de Projetos da Intelligenza IT, ressalta o compromisso da empresa com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso para todos os colaboradores, independentemente do sexo. “Ao adotarmos políticas e práticas que promovem a diversidade, estamos construindo uma cultura onde o talento e a meritocracia são reconhecidos. Estamos empenhados  em eliminar quaisquer barreiras que possam impedir o progresso das mulheres e em criar um ambiente onde todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas”.

Mesmo com os avanços já alcançados, a Intelligenza IT reconhece que ainda há desafios a serem enfrentados. Por essa razão, a empresa continua investindo em programas de desenvolvimento profissional, tais como a Academia de Líderes, que prepara a sucessão de novos líderes da empresa e o, Academia de Soft Skills e Academia de Hard Skills, além do Programa Trainee, que forma e especializa jovens talentos para o mercado tech.

Um dos pilares fundamentais das iniciativas da organização é o Programa CORES. Criado em 2019, ele valoriza a diversidade e promove a inclusão em diversas dimensões por meio de palestras, rodas de conversas e ações que fortalecem esse movimento. 

O G-Pink, um dos grupos do Cores, voltado para as mulheres, reforça o compromisso da organização com a igualdade de gênero, oferecendo um espaço para discussões e debates que promovem o empoderamento feminino. Mensalmente, a Intelligenza IT aborda uma dessas diretrizes com palestrantes convidados, contribuindo para a criação de  uma cultura organizacional cada vez mais inclusiva e diversificada.

Como parte das comemorações do mês da mulher, por meio do G-Pink, será organizado um café especial para as colaboradoras no dia 05 de março. Além disso, um podcast especial sobre temas relevantes para o empoderamento feminino será lançado durante o mês, proporcionando um espaço para reflexão e diálogo sobre questões importantes para o gênero.

“Dentre tantas ações que promovem o empoderamento das mulheres e sua presença na tecnologia, é algo muito gratificante. Além de integrar os times femininos, podemos compartilhar experiências, nos aproximar para criar e fortalecer laços e conexões. A Intelligenza é uma empresa que valoriza muito as questões de diversidade, integração de times e grupos. Esse momento de troca e de aproximação favorece o clima e contribui para que a evolução aconteça”, pontua Bruna Marcela, gerente de marketing da Intelligenza IT e responsável pela  ação que será promovida em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Leia Mais

Outras Notícias