sábado, maio 25, 2024

Huawei debate o desenvolvimento sustentável na América Latina

Compartilhar

Durante o MWC24 Barcelona, de 26 a 28 de fevereiro, a Huawei, juntamente com a UNESCO, agências governamentais, grupos de reflexão e parceiros ecológicos da América Latina e do Caribe, organizaram uma mesa redonda para discutir o papel-chave da tecnologia digital no cultivo de talentos e na proteção do meio ambiente na região.

A discussão teve como objetivo encorajar todos os setores da comunidade a colaborar na promoção do desenvolvimento sustentável possibilitado pela tecnologia. Esta iniciativa ajudará a fortalecer os talentos digitais e a proteção ambiental na América Latina. É uma iniciativa para todos os setores colaborarem na promoção da tecnologia para permitir o desenvolvimento sustentável e ajudar a impulsionar os talentos digitais e a proteção ambiental na América Latina e no Caribe.

Durante a conferência, o Governo do Estado de Yucatán, no México, a agência de inovação C Minds, o Sistema Nacional de Áreas de Conservação da Costa Rica (SINAC) e a Diretoria de Tecnologia e Inovação do Ministério da Educação e Ciência do Peru estavam entre os parceiros da Iniciativa TECH4ALL na América Latina e no Caribe que discutiram o potencial da tecnologia no futuro para proteger os ecossistemas naturais, bem como para melhorar as competências digitais das populações da região e reduzir a lacuna digital.

Claudia Uribe, Diretora da Representação da UNESCO para a Educação na América Latina e no Caribe, reconhece que a América Latina e o Caribe hoje enfrentam desafios fundamentais, como a falta de recursos educacionais e deficiências no ensino. É muito bom ver a Huawei compartilhar uma visão comum com a UNESCO sobre a promoção de talentos digitais e a redução da lacuna digital, e colocá-la em ação para servir as comunidades locais, como o projeto Digi School no Chile, que promove a transformação digital da educação básica, fornecendo professores K12 (jardim de infância até 2º grau) com as competências necessárias em TIC através do fornecimento de equipamentos profissionais e orientação técnica.

César Funes, vice-presidente de Relações Institucionais da Huawei para a América Latina e Caribe, destacou que o desenvolvimento de talentos digitais é um motor chave para a transformação digital, o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida na América Latina e no Caribe. Como empresa focada na inovação, a Huawei está disposta a fazer mais para eliminar a lacuna digital entre os países da região e colaborar com múltiplos stakeholders para resolver o desafio da escassez de talentos em TIC na América Latina e Caribe.

James McBreen, Diretor Sênior de Programa da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), destacou a importância das experiências da Iniciativa Tech4Nature nos países latino-americanos para demonstrar o poder e o potencial da tecnologia para a conservação da natureza. Estes projetos utilizam uma série de tecnologias inovadoras e soluções digitais, como computação em nuvem, big data e inteligência artificial, para permitir a tomada de decisões informadas acionáveis para a conservação eficaz de espécies ameaçadas e dos seus habitats. Convidamos parceiros do setor de TIC, ambientalistas, comunidades locais e legisladores da América Latina e do Caribe a se unirem à Tech4Nature para ajudar a alcançar a meta global de conservar efetivamente pelo menos 30% da terra e da água até 2030.

Joyce Liu, Diretora do Escritório do Programa de Inclusão Digital TECH4ALL da Huawei, disse que através do uso inteligente da tecnologia e da parceria público-privada, acreditamos que a tecnologia digital seria um catalisador para acelerar o desenvolvimento sustentável na América Latina e em todo o mundo.

Tech4Nature é uma colaboração entre a Huawei e a UICN que começou em 2020 para desenvolver soluções de conservação da natureza baseadas em tecnologia para 300 áreas protegidas em todo o mundo através da aplicação de tecnologias digitais em projetos piloto para melhorar a eficiência da conservação da natureza.

Leia Mais

Outras Notícias