sexta-feira, maio 17, 2024

Grupo Software investe em acessibilidade digital como boa prática de ESG

Compartilhar

O Grupo Software anuncia importante atualização em seu site, que conta agora com Widget UserWay de Acessibilidade para atendimento mais inclusivo e personalizado a idosos, portadores de deficiências visual, auditiva, motora e cognitiva, baixa visão, daltonismo, dislexia, transtornos do espectro autista e pessoas em fase inicial de alfabetização ou com algum tipo de limitação de acesso ou mobilidade, como no caso de acidentados, entre outros perfis.

A incorporação do Widget UserWay de Acessibilidade ao site é fruto de parceria entre os dois players de tecnologia e reforça o pioneirismo e a liderança do Grupo Software em promover a inclusão digital como boa prática de ESG.

O ícone do Widget UserWay está posicionado à direita na parte superior do site Software.com.br e oferece um menu completo com funções e recursos que facilitam a experiência de navegação e de percepção e entendimento de todo o conteúdo web, tanto em desktop como em dispositivos móveis.

O widget é alimentado por Inteligência Artificial, é leve, seguro e escalável e está em conformidade com os padrões legais e regulatórios mínimos de acessibilidade online, estabelecidos no guia WCAG (sigla em inglês para ‘Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web’), criado pelo Consórcio World Wide Web (W3C).

Segundo Rodrigo Villar, CEO do Grupo Software, o país conta também com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI). Ela foi criada em 2015 e determina que todos os sites mantidos por empresas devem oferecer recursos de acessibilidade digital para pessoas com qualquer tipo de deficiência. A adesão, porém, é baixa.

O executivo explica que, apesar de boa parte das companhias e instituições privadas estarem mais conscientes e até mesmo dispostas a aumentar seus investimentos em medidas internas e externas de conformidade às pautas ESG (sigla em inglês para Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança Corporativa), muitas ainda ‘esquecem’ ou negligenciam a inclusão digital das pessoas com deficiência em seus canais web e, por vezes, o tema sequer faz parte de suas agendas de transformação digital.  

“Isso tem que mudar, e rápido”, alerta o CEO. “Além de estarem à margem da lei e totalmente desconectadas do que há de mais recente e inovador em termos de  democratização sustentável dos espaços web, essas empresas estão perdendo boas oportunidades diárias de negócios. Não oferecer uma experiência dinâmica, segura, acessível e interativa aos internautas idosos ou com algum tipo de deficiência que entram no site da empresa para conhecer melhor a marca e seus produtos é o mesmo que não proporcionar uma boa jornada do cliente.”

Villar aponta ainda que a não adoção de um modelo de negócios mais inclusivo e responsável e a permanência em situação de não-conformidade com as regras de inclusão digital pode levar as empresas a enfrentar uma grave crise de ética com comprometimento severo, ou até mesmo irreversível, de reputação.

“O Brasil tem mais de 45 milhões de habitantes com algum tipo de deficiência e a acessibilidade digital é um instrumento poderoso para construir espaços online inclusivos que darão voz, promoverão maior liberdade de expressão e sedimentarão o caminho para ampliar a presença e o poder de compra e decisão dessa importante faixa da população na internet”, diz o CEO do Grupo Software. “Estamos orgulhosos em anunciar a implantação do Widget de Disponibilidade Digital da UserWay ao nosso site. É um momento de grande inovação e de assertividade de valores para a nossa empresa.”

Leia Mais

Outras Notícias